quinta-feira, 9 de julho de 2015


Produção Explosiva II 

Escola: EEEI Profº Ernani Rodrigues

Professores: João Sirineu Vinhesque e Marta Regina Vasconcelos de Lima.

Apresentação da Eletiva para a escolha dos alunos (início do semestre) pela aluna Camila Rodrigues - Participante da MOBFOB de 2014.










Realizada pelo segundo ano consecutivo, a eletiva Produção Explosiva contribuiu para que os alunos que, de acordo com Projeto de Vida, demonstrasse interesse pela temática, se inscrevessem e, dessa forma, aprofundar seus conhecimentos. Do ponto de vista do professor, realizar o trabalho de produção do foguete contribuiu para uma metodologia de ensino e aprendizagem de forma prática e lúdica, capazes de aguçar à experimentação, e elaboração de hipótese, debate e busca do conhecimento, os compromissando a serem jovens protagonistas.
Este ano conseguimos uma parceria muito importante com a Fundação Educacional do Município de Assis - IMESA/FEMA, referência de centro educacional, polo regional de pesquisa e extensão de serviços prestados à comunidade. Essa parceria possibilitou aos alunos envolvidos na Eletiva conhecer o ambiente universitário, ampliando seus conhecimentos com profissionais da área de física e química enriquecendo seu projeto de vida.
Os professores da FEMA que, envolvidos no projeto, nos auxiliaram foram a coordenadora do curso de química Prof.ª Drª Mary Leiva de Faria e o professor de química Fernando Rodrigues. Tivemos também apoio do professor de física Cleiton Joni Benetti Lattari e do PCOP Everaldo Machado que participaram da banca no dia de apresentação dos projetos.
Continuamos vendo no projeto da Olimpíada Brasileira de Astronomia e na MOBFOG uma aliada para atender aos desejos dos alunos que tem curiosidade e vontade de aprender conteúdos de física ligados: Movimentos; leis de Newton; Conservação de energia, Pressão de gases, Queda livre, Centro de massa; Centro de gravidade, sabendo com isso da importância de obter conhecimentos ligados à astronomia e astronáutica.
O trabalho realizado na linha de prática experimental envolveu os alunos com o projeto, onde demonstraram dedicação e compromisso para com os objetivos. A mudança de atitude dos alunos envolvidos foi notória, pois os mesmos planejaram seus projetos. Os próprios alunos estudavam e buscavam soluções para os problemas de maneira organizada, demonstrando serem protagonistas científicos. Participar deste projeto e da jornada de foguetes significa, para os alunos, o resgaste da sua autoestima, atuando como agente de seu próprio conhecimento.

Desenvolvimento

Objetivo geral: Desenvolver nos alunos matriculados na disciplina eletiva da Produção Explosiva de Foguetes II, habilidades ligadas à técnica de construção da base e do foguete, realizar experiências de lançamentos e fazer adequações no projeto inicial visando desenvolver conteúdos de física ligados à energia, astronomia, astronáutica e a participação no evento de lançamento do foguete em instância nacional.

Metodologia: As aulas aconteceram todas as quartas-feiras, 2 horas aulas por semana, durante os meses de março, abril, maio e junho totalizando 30h de curso. Dentro do curso, o trabalho do aluno de ação-reflexão-ação seguia a seguinte ordem: 1ª construção do foguete; 2ª lançamento do foguete; 3º estudo e análise de conteúdos ligados à física; depois adequação na construção do foguete, lançamento e etapas mais. Esse ano contou com a parceria da Instituição FEMA e os testes foram realizados na faculdade com a supervisão do prof. Fernando Rodrigues.



        Equipes:


      1- Maria Heloisa Andrade do Val, Ana Clara Pacheco Santana e Ana Beatriz Spíndola            Nagata
      2- Camila Rodrigues dos Santos, Beatriz Barroso e Ana Beatriz Spindola Nagata               
    3- Gabriel Martins Montolezzi, Wesley Fernandes Alves  e Vinícius Ferreira Miranda.   
      4- Bruno Cimino, Guilherme Proença Giroto, Silas Ramos da Silva Junior e Cristian 
      5 -Thaina Oliveira de Souza e Maria Julia de Oliveira Gusmão.
      6- Gabriel Augusto Oliveira Agno, José Eduardo Scala Brancalhão e Eduardo Garcia              Santos.

      1ª fase: construção do foguete pelas equipes.
     










 






           Capricho para guardar os foguetes - Equipe Camila, Ana Beatriz e Beatriz.







Construção do projeto da base:




















































Aula Prof. Fernando Rodrigues - FEMA - Tirando as dúvidas sobre a Equação química  dos reagentes do foguete em Escola Ernani Rodrigues.










1ª Testes das Equipes na Faculdade FEMA: Muita coisa para ajustar... mas valeu o esforço de todos.























Primeiros Testes: 

Vídeo de Lançamento equipe Gabriel, Wesley e Vinícius 



Vídeo de Lançamento equipe Camila, Beatriz e Ana Beatriz


Vídeo de Lançamento equipe Maria Eloisa, Ana Clara


ídeo de Lançamento equipe Thainá Oliveira e Maria Júlia



Apresentação dos projetos na Faculdade FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis - com banca de professores: 

Coordenadora do curso de química Profª Doutora Mary Leiva de Faria 
Professor de química Fernando Rodrigues. 
Professor de física Cleiton Joni Benetti Lattari 
Professor coordenador da DE - PCOP de Física Everaldo Machado .




Apresentação das Equipes:

















Teste realizado na Faculdade FEMA pelas equipes no dia da Apresentação do Projeto e também em outros dias da Eletiva


Base das Equipes que ficaram até o fim do projeto




 Equipe: Camila Rodrigues dos Santos, Beatriz Barroso e Ana Beatriz Spindola Nagata














Lançamento da equipe Camila Rodrigues, Ana Beatriz e Beatriz... muita pressão... foguete não tão bom assim... mas foi a 116 metros... imagine se tivesse caprichado...



Lançamento: distância 116 m




Equipe: Gabriel Martins Montolezzi , Vinícius Ferreira Miranda e Wesley Fernandes Alves 















Vários lançamentos da Equipe





                                     Teste no campinho...
                                     https://www.youtube.com/watch?v=bdmYzTmTOKY&feature=youtu.be


                                 
Melhorando a cada teste...

                             https://www.youtube.com/watch?v=8il5HylNZGY&feature=youtu.be
                               
                                     



 Equipe: Maria Heloisa Andrade do Val, Ana Clara Pacheco Santana e Ana Beatriz Spíndola Nagata










                                    





Lançamento da Equipe:



 Equipe : Bruno Cimino, Guilherme Proença Girotto, Silas Ramos da Silva Junior e Cristian Ferreira da Silva.








Muita Expectativa: pessoal na torcida












Professor Cleiton ajudando

 


 Equipe que se destacou com o lançamento de maior distância:  Gabriel, Wesley e Vinícius.  Selecionados para ir para a Jornada de Foguetes MOBFOG da OBA (Olimpíadas de Astronomia) em Barra do Piraí no Rio de Janeiro. Aguardando ansiosos o Convite. Parabéns pela dedicação e empenho durante toda a Eletiva mostrando assim o comportamento protagonista esperado por todos. 



Ultimo Lançamento: 166 metros, mas novos testes estão em andamento até o dia da 
Jornada. 
Uma novidade da equipe foi trocar a bexiga utilizada p os testes por preservativo 
masculino (camisinha).









Base da equipe


Foguetes feito pela equipe

                         
Últimos lançamentos...

Muita zoeira... Mesmo nao dando certo a gente comemora... rsrs... e no erro que se aprende... Equipe Gabriel, Wesley e Vinícius... com João Sirineu Vinhesque e Fernando Rodrigues.... Em Escola Ernani Rodrigues....

                               https://www.youtube.com/watch?v=PauuylJPJbY&feature=youtu.be


Nosso melhor lançamento... 166 metros...Equipe Wesley, Gabriel e Vinicius... estão craques, melhorando a cada dia. Parabéns!!!! Em Escola Ernani Rodrigues... Um dos nossos melhores exemplos de protagonismo... 

https://www.youtube.com/watch?v=j2nPmuEFTZk&feature=youtu.be


Se envolver em projetos dentro das Disciplinas Eletivas com os alunos dentro da escola integral é sempre uma atividade enriquecedora e acima de tudo, desafiadora. Ao estudar o protagonismo e a pedagogia da presença ... “estar próximo, estar com alegria, sem oprimir nem inibir; sabendo afastar-se no momento oportuno, encorajando a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade” ... continuo acreditando no jovem com o qual estamos trabalhando, encorajando-o e ajudando-o a desenvolver todas as suas habilidades e possibilitando assim seu crescimento e desenvolvimento humano pleno.

Só assim o jovem adolescente poderá desenvolver a tão sonhada autonomia, a solidariedade e a capacidade, ampliando por meio do protagonismo a competência pessoal (aprender a ser), a competência social (aprender a conviver), a competência produtiva (aprender a fazer) e  a competência cognitiva (aprender a aprender).


"Cada ser humano nasce com um potencial e tem o direito a desenvolvê-lo. Mas, para isso acontecer, ele precisa de oportunidades. E as melhores oportunidades são as educativas, que preparam as pessoas para fazerem escolhas. E isso eu chamo de liberdade."
Antonio Carlos Gomes da Costa







3 comentários:

  1. São ações como essa que nos orgulham de fazer parte da equipe EE Prof. Ernani Rodrigues (Programa de Ensino Integral), na qual professores competentes e comprometidos desenvolvem seus projetos e trabalham não apenas na construção do conhecimento, como também na formação do aluno protagonista, atuante, construtor de seu Projeto de Vida.
    Parabéns, Marta, pela iniciativa de montar este Blog e compartilhar as experiências de nossos alunos!
    Parabéns, Alunos e demais professores envolvidos, por acreditarem neste Programa e torná-lo realidade!
    Olga Liane Z. M. Jaschke (PCG)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Olga... Também tenho muito orgulho dessa equipe e de nossos jovens... Que continuemos a encorajá-los a voar... Marta

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Marta e toda equipe de profissionais e alunos envolvidos! Estou orgulhosa de ver a continuidade do projeto e que houve ampliação na parceria e como consequência melhoria do resultado. Aluno sai com mais conhecimento assimilado e o programa de Ensino Integral mostra sua importância.

    ResponderExcluir